segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Morre aos 95 anos Eric Hobsbawm - (Fábio de Carvalho)

Fonte da Imagem: http://www.ntn24.com/news/news/historian-eric-hobsbawm-dies-a-18096


"Deixa a Terra Aos 95 anos, o historiador Eric Hobsbawm" 
(Fábio de Carvalho)

"O historiador marxista Eric Hobsbawm,um dos pensadores imprescindíveis do século XX, deixa a terra nesta segunda-feira, 1º de outubro de 2012, aos 95 anos". (Fábio de Carvalho)

Ilustrei com o texto de Hobsbawm abaixo, a última avaliação que apliquei sobre Revolução Francesa em uma turma de 8º ano, exatamente em 24 de setembro de 2012.

“[...] pode não ter sido um fenômeno isolado, mas foi muito mais fundamental do que outros fenômenos contemporâneos, e suas consequências foram, portanto, mais profundas. Em primeiro lugar ela se deu no mais populoso e poderoso Estado da Europa (não considerando a Rússia). Em 1789, cerca de um em cada cinco europeus era francês. Em segundo lugar, ela foi, diferentemente de todas as revoluções que a precederam e a seguiram, uma revolução social de massa, e incomensuravelmente mais radical do que qualquer levante comparável. [...] Em terceiro lugar, entre todas as revoluções [...] foi a única ecumênica. Seus exércitos partiram para revolucionar o mundo; suas idéias de fato o revolucionaram.”
(HOBSBAWM, Eric J. – A Era das Revoluções. 4ª edição. RJ: Paz e Terra, 1982, p. 72).

Cortês - Pernambuco
Segunda-feira, 1.º de outubro de 2012.

Leia a Biografia do Historiador
http://pt.wikipedia.org/wiki/Eric_Hobsbawm

Nenhum comentário:

Postar um comentário